Requalificação da rua do Forte de Sta. Apolónia

A rua do Forte de Sta. Apolónia foi requalificada, com o objetivo principal de legalizar o estacionamento informal que ali existia.

Foi ainda criada uma faixa de circulação junto a estes novos lugares de estacionamento, permitindo que os passageiros tenham mais conforto ao sair dos veículos.

Com a regularização deste estacionamento, a via de trânsito ficou limitada a 3,8 metros, o que, de acordo com o Manual do Espaço Público da Cidade de Lisboa, implicou:

- que o estacionamento perpendicular em frente aos prédios passasse a oblíquo a 45º, já que o Manual determina a necessidade de uma largura de via com 4,5 metros (mínimo) ou 5 metros (recomendado) para o estacionamento perpendicular;
- O trânsito passou a ser de sentido único, tendo em conta que o Manual define uma largura mínima de 3 metros para cada faixa de rodagem sempre que a via tem dois sentidos, num total de 6 metros, muito longe, portanto, dos 3,8 metros atualmente existentes.

A obra incidiu também sobre a segurança dos peões, quer criando em mais 30 metros o passeio numa zona onde este não existia, quer uma nova passadeira no prolongamento das escadas que dão acesso à Rua José Sobral Cid.

Foi ainda limpo um terreno onde está em curso a criação de uma zona de estadia e de jardim.

Esta obra foi financiada pela Câmara Municipal de Lisboa e executada pela Junta de Freguesia da Penha de França.

Antes

imagens 600 por 400