A Rua é Sua!

Aproveitar o bom tempo para almoçar e lanchar na rua, aprender mais sobre o ambiente e a sustentabilidade, fazer compras conscientes e responsáveis, trazer as crianças para brincar em segurança sem se preocuparem com os carros. Vão ser assim próximos fins de semana na Rua da Penha de França, em frente ao Mercado de Sapadores. Aproveite-os: A Rua é Sua!

26 - Dia do Vizinho

10h00 às 19h00

A Associação Par-Respostas Sociais celebra o seu aniversário a promover a cidadania e participação. Haverá ainda uma conversa entre a provedora dos animais em Lisboa e uma responsável da Animais de Rua, um workshop de compostagem pela CML, música pelo Clube Musical União ou a construção de um jardim vertical no Mercado de Sapadores dinamizada pela Associação Regador, entre várias outras atividades. Dos avós aos netos, estão todos convidados a participar!

• 'A diversidade de animais da cidade e as nossas responsabilidades'
    Marisa Quaresma dos Reis, provedora dos animais em Lisboa, conversa com Inês Serra Alves, da Animais de Rua
    Entre as 15h00 e as 16h00 com transmissão online no canal de Youtube da Junta de Freguesia da Penha de França

• Formação de compostagem pela Câmara Municipal de Lisboa
    Entre as 11h00 e as 12h00

InsanaCena - projeto com marionetas

Associação Regador - Jardim vertical

Clube Musical União - apresentação da Escola de Música ~ Marching Band

MEG - Movimento Esterilização de Gatos de Lisboa

Par-Respostas Sociais - celebração do aniversário da Par, postais / banco de serviços e t-shirts, jogos de tabuleiro e aula de Capoeira

Reiki para animai

SOS Voz Amiga

Teatro de Caixa - apresentação dos espetáculos Voo Poético e Luzes

Aneta - produtos tradicionais da Polónia

Artistic woods - bijutarias em madeira

Estelinhas macramê art - macramés, painéis e hangers, todos em cordão de algodão

Gosto de Africa - acessórios e roupa feitos com tecidos africanos

27 - Playstreet

11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

19 - Dia do Planeta

10h00 às 19h00

O planeta agradece que os veículos com motor deem lugar à mobilidade sustentável, por isso, na Semana Europeia da Mobilidade, as scooters da eCooltra, as trotinetes da Bolt, ou os carrinhos a pedal da Trycycle estão disponíveis para ser experimentados. Às 17h00, o projeto Brincapé promove uma conversa sobre A Mobilidade das Crianças na Cidade. A Polícia de Segurança Pública e o Oceanário de Lisboa, vêm fazer sensibilização, as aulas de ioga pela Confederação Portuguesa do Yoga proporcionam bem-estar, entre outras atividades a decorrer.

20 - Playstreet

12 - Feira Sentidos

10h00 às 19h00

Um dia promovido pelo LIVRE PARA e dedicado às temáticas ambientais e sustentáveis, que contará com debates, oficinas com transmissão online e bancas de marcas que promovem o consumo consciente e responsável. Eunice Maia, da Maria Granel, e a jornalista Catarina Canelas, são as embaixadoras, e na feira estarão a Lisboa Capital Verde, os ritmos afti.canos da Sankofa Black Gold, a Zero Waste Lab, a Youth Climate Leaders, os cosméticos naturais da Zahy e os ténis com plástico retirado do mar da Skizoo, entre muitos outros.

13 - Playstreet

11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Brincar na rua, em segurança. À macaca, ao rei manda, às escondidas, com caricas, com berlindes ou com o elástico, ou outras brincadeiras que as crianças desenvolvam. Uma atividade do projeto Brincapé, da Associação Portuguesa para a Segurança Infantil (APSI) e parceiros.

5 e 6  - Mercadinho Gastronómico

10h00 às 19h00

Streetfood onde a comida tradicional, mexicana, hot dogs, churrasco e vegetariana se misturam e os bolos, gelados, bebidas e outras surpresas também têm lugar