Educação

AEC

Atividades de Enriquecimento Curricular

As Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) são disponibilizadas pelo Ministério da Educação a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico, consistem no acesso a disciplinas de enriquecimento geral, complementares aos programas das disciplinas curriculares lecionadas e adaptadas aos períodos de permanência das crianças na escola às necessidades das famílias.

A Junta de Freguesia é a entidade promotora e executora, que trabalha em parceria com o Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, na escola básica do 1º ciclo, EB1 Victor Palla.

As orientações programáticas de cada atividade são definidas anualmente pelo Ministério da Educação.

O que são as AEC?
São Atividades de Enriquecimento Curriculares e têm um cariz formativo, cultural e lúdico, que complementam as atividades das componentes curriculares desenvolvidas em sala de aula.
Promovem o desenvolvimento integral do aluno, numa perspectiva interdisciplinar.
São gratuitas e facultativas, mas uma vez inscritos, os encarregados de educação comprometem-se a que os seus educandos as frequentem até ao final do ano letivo, no respeito do dever de assiduidade consagrado no Estatuto do Aluno.

Período de Funcionamento
As AEC têm a duração de um ano letivo, respeitando as interrupções letivas.

Carga horária 
As AEC são desenvolvidas após o período curricular da tarde, uma hora diária das 16.30h ás 17.30h, cinco dias por semana.

Local de funcionamento
Na escola, sala de aula, ginásio e áreas exteriores.

Atividades Educativas e formativas 

São oferecidas atualmente as atividades de Ensino do Inglês, Ensino da Música, Atividade Física e Desportiva e Oficina de Artes (expressão dramática, expressão plástica e visual e dança).

CAF

Componente de Apoio à Família

A Freguesia da Penha de França procura dar resposta à dimensão social, resultante dos horários de trabalho dos pais e encarregados de educação, e à dimensão pedagógica, privilegiando a animação dos tempos livres de forma lúdica, estruturada e com intencionalidade educativa, através das Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF-JI) e da Componente de Apoio à Família (CAF-1º ciclo).

Estas atividades educativas são executadas pela Junta de Freguesia da Penha de França, advindo de um protocolo realizado com os Agrupamentos de Escolas da Freguesia e Câmara Municipal de Lisboa.

As AAAF-JI funcionam para as crianças que frequentam os Estabelecimentos Públicos de Educação Pré-escolar e a CAF-1º ciclo para as crianças que frequentam os Estabelecimentos Públicos do 1ªCiclo do Ensino Básico nomeadamente:

EB 1 c/ JI Actor Vale – AAAF/CAF
EB 1 Patrício Prazeres - CAF
EB 1 c/ JI Professor Oliveira Marques - AAAF/CAF
EB 1 Victor Palla - CAF

GADP

Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Psicossocial

O Gabinete Apoio ao Desenvolvimento Psicossocial é um serviço gratuito especializado de apoio psicológico a crianças e adolescentes implementado pela Junta de Freguesia da Penha de França que exerce a sua acção na freguesia e que se destina a crianças e adolescentes. A existência do Gabinete decorre da necessidade de intervir eficazmente nas problemáticas ligadas ao desenvolvimento da criança.
Com este serviço, a Junta de Freguesia visa a criação de condições para um apoio claro e efectivo às crianças e encarregados de educação.

Objectivos Gerais
São objectivos gerais do Gabinete: 
a) Facilitar o desenvolvimento da identidade pessoal das crianças e jovens e ajudá-los na construção do seu projecto de vida; 
b) Contribuir para a concretização da igualdade de oportunidades;
c) Promover uma rede de relações recíprocas indispensáveis ao desenvolvimento pessoal, interpessoal e comunitário;
d) Colaborar, desenvolver, implementar acções de formação/sensibilização e de prevenção aos vários níveis de intervenientes da comunidade educativa.

Intervir - Penha de França

Programa de Prevenção de Comportamentos de Risco e de promoção de estilos de vida saudáveis 
Enquadramento do Programa

O Programa Intervir promovido anteriormente pela Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com as Juntas de Freguesia, passou, com a reforma a administrativa, a ser uma competência das freguesias.

Este programa pretende contribuir para promover o desenvolvimento integral das crianças e jovens, desenvolvendo competências pessoais e sociais, visando enriquece-las de um reportório de comportamentos e estratégias de socialização, bem como dotá-las de instrumentos que lhes permitam lidar com as diferentes situações do quotidiano, procurando prevenir comportamentos de risco e promover desta forma estilos de vida saudáveis.

Fomentar a autonomia, a responsabilização, a participação ativa e a tomada de decisão, são conceitos a ter em conta quando se fala de comportamentos de risco nos jovens.

A promoção da saúde é tarefa dos agentes nos diversos sistemas de relação e de crescimento onde o indivíduo se situa, de onde se podem destacar a Família, os Pares, a Escola e a Comunidade.

O trabalho em rede e a proximidade das estruturas que dão resposta no âmbito da prevenção dos comportamentos de risco é fundamental para a eficácia dos programas de intervenção preventiva, neste sentido é importante haver uma articulação de todos sendo a intervenção efetuada numa perspectiva holística.

Contextos de Intervenção

A Família - Sensibilização para pais, promovendo o seu envolvimento no Projecto, com o intuito de fomentar a comunicação entre gerações e o desenvolvimento adequado de estilos de vida saudáveis dos seus filhos, bem como a sensibilização para algumas problemáticas e esclarecimento das mesmas.

A Escola - Considerada como um dos principais agentes de socialização das crianças e dos jovens é um meio privilegiado para a deteção prévia de comportamentos disruptivos e um elo de ligação entre a comunidade, as famílias, pares e respetivos jovens. Como tal, a escola tem o ónus de atuação na aplicação do Projecto.

A Comunidade - Pretendemos sensibilizar a comunidade a envolver-se e a participar no Projecto, quer através de atividades de rua, do trabalho em rede e interação com outras instituições (como associações culturais e recreativas, coletividades, escuteiros, comercio local, etc.), quer outras estratégias necessárias para alcançar os nossos objetivos.

Atividades desenvolvidas em contexto escolar

Programa Aprender a Ser – 1º Ciclo
Ser e Sentir I e II - turmas do 1º e 2º ano de escolaridade
Nós e a Família – turmas do 3º ano de escolaridade
Transições - turmas do 4º ano de escolaridade

Atividades desenvolvidas em contexto comunitário
Atelier de Expressão Plástica – Espaço Multiusos da Junta de Freguesia.

Pretende-se que este ateliê seja um espaço relacional onde a criança/adolescente, através da livre manipulação dos materiais, como barro, pintura etc., explore a sua imaginação e criatividade, facilitando, de uma forma divertida a abordagem de aspetos inerentes às suas vivências.

Atividades desenvolvidas no contexto família

  • Projecto – Famílias
    Envolver os pais no processo de desenvolvimento físico, pessoal e social dos seus filhos;
  • Desenvolver as competências parentais;
  • Promover o envolvimento parental com a escola, através da apresentação de estratégias potenciadoras desse mesmo envolvimento;
  • Promover formas de comunicação mais eficazes na relação dos pais com a criança;
  • Promover relações positivas entre pais e filhos;
  • Motivar a reflexão, adequação e transformação das práticas educativas familiares.


TROCAS
Esta atividade é realizada em conjunto com pais e filhos em que ambos poderão trocar ideias e pontos de vista sobre cada uma das temáticas trabalhadas, procedendo a uma troca de papéis de forma a proporcionar o diálogo entre pais e filhos.

São focados temas como a adolescência, comportamentos de risco, drogas, sexualidade, relações familiares, comportamento alimentar, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, entre outras.

Sobre a Penha de França

A 13 de abril de 1918 é criada a freguesia da Penha de França. Em 1959, por via de uma reforma administrativa, o seu território é diminuído e parte dele passa a pertencer às freguesias de São João e do Alto do Pina.

Em 2012 nova reforma administrativa volta a reunir São João e Penha de França. É nesta altura que a Câmara Municipal de Lisboa reforça as competências das Juntas de Freguesias.

Contactos

Sede da Junta

Travessa do Calado, nº 2
1170-070 Lisboa
Tel. 218 160 720
Fax 218 160 721
Email geral@jf-penhafranca.pt

Linha Verde

800 209 171


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