geral@jf-penhafranca.pt - Linha verde - 800 209 171

Rua Francisco Pedro Curado mais segura e confortável

A rua Francisco Pedro Curado é singular na freguesia: ali estão localizados um centro de dia, dois jardins infantis, um ATL, um parque infantil, uma biblioteca com dois polos e uma escola em cada um dos extremos da rua (EB 1 Arq. Vítor Palla e a EB 2+3 Nuno Gonçalves).

Apesar de todos estes equipamentos, não tinha as melhores condições de circulação pedonal para as crianças e idosos que por ali passam diariamente (movimento diminuído na presente situação de pandemia):
- Passeios degradados, empenados e de largura reduzida junto ao parque infantil, impedindo a passagem de cadeiras de rodas e dificultando a circulação de quem passava com carrinhos de bebés;
- Passeio interrompido por lugares de estacionamento perpendicular, que levavam à circulação a ‘corta mato’ pelo estacionamento e por vezes em plena via;
- Estacionamento frequente em segunda fila, limitando a visibilidade no atravessamento da rua, com particular incidência nos seniores e nas crianças que vão sozinhas para as escolas ou ATL.

A prioridade da reabilitação desta rua foi aumentar a segurança e conforto na circulação pedonal, por isso, de acordo com o Manual de Espaço Público de Lisboa, foram realizadas as seguintes intervenções:
- Passagem de todo o estacionamento a paralelo à via;
- Redução da via para impedir estacionamento em segunda fila, obrigando os condutores a maior cuidado com os peões e a circularem a uma velocidade mais baixa;
- Esta redução permitiu o alargamento dos passeios e a criação de zonas de segurança e com pavimento confortável.

Há um lugar de estacionamento reservado a veículos de emergência, está prevista a criação de uma zona ‘kiss & drive’ para que os pais possam deixar os filhos nos jardins infantis e ATL, brevemente serão colocados mais bancos nos passeios e uma nova zona de sombreamento.

Esta obra foi financiada pela Câmara Municipal de Lisboa e executada pela Junta de Freguesia da Penha de França.