geral@jf-penhafranca.pt - Linha verde - 800 209 171

Mercearia Social

A Mercearia Social da Penha de França, situada no bairro da Quinta do Lavrado, foi criada em 2017 para oferecer bens essenciais, maioritariamente alimentos (incluindo para os animais de companhia) e produtos de higiene, a pessoas e famílias previamente referenciadas pelos serviços de ação social, numa perspetiva condigna e integradora.

Foi criada a pensar nos seniores e nas pessoas com desafios motores que residem neste bairro, onde não existe comércio local, mas também para apoiar famílias da Penha de França em situação de desvantagem social.

Apesar de interrompidas durante a pandemia da COVID-10, o projeto também fornece ferramentas em áreas como a gestão do orçamento familiar e aproveitamento de ‘desperdícios’, trabalhando para que estas famílias possam tomar decisões de consumo mais informadas.

Para que a Mercearia Social possa funcionar em boas condições é vital o contributo de cidadãos e empresas da Penha de França com bens alimentares não perecíveis, mas também produtos de higiene e de limpeza, que podem entregues nas secretarias da Junta de Freguesia.